Faça sua busca no blog

sábado, 24 de janeiro de 2015

TREINAMENTO DE LIDERANÇA DA SOCIEDADE DE SOCORRO 2015


Se tem alguma coisa que ajuda as pessoas a seguirem em frente mesmo diante das adversidades,isto se chama entusiasmo! Uma palavra que vem do grego, e que significa ter Deus dentro de si, e segundo o site do wikipédia , pode ser entendido como um estado de grande arrebatamento e alegria. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.
Simplificando...motivação!
Então,além de treinar,estas reuniões instigam as lideres a traçarem metas, focarem nos objetivos que precisam para direcionarem e  estruturarem a organização que lideram. E ajustarem as áreas que precisam de mais atenção e cuidado.
Na nossa estaca já temos como algo pré-definido...os treinamentos são trimestrais. Esses treinamentos tem nos ajudado e muito,a fortalecer os testemunhos e ânimos das mulheres que servimos. A maioria,se não todas,saem dessas reuniões com um "gás novo",cheias de ideias e loucas para colocarem em prática as sugestões oferecidas. Amo treinamentos,amo reuniões.
Nelas podemos sentir uma troca,uma irmandade,uma sinergia bem bacana ...
Você pode perguntar,quais os passos para se fazer uma reunião de liderança eficiente?
Bom,vou postar o passo a passo que uso, e que funciona muito bem...
1. Avaliar as necessidades da organização,
2. Escolher um tema para direcionar o treinamento (Os temas são fantásticos,nos ajudam desde o conteúdo do treinamento até a decoração)
3.Estipule os assuntos a serem debatidos e o tempo que cada assunto vai levar para serem discutidos e ensinados.
4.delegue a cada conselheira ou líder, o tópico que cada uma deverá explorar sem perder o objetivo. (porque geralmente nos debates, o assunto principal pode se perder nas conversas que se criam entre as lideres).
5.Crie no treinamento um espaço para a motivação, com uma dinâmica,uma história ou vídeo. Isto ajuda muito no aquecimento do entusiamo.
Inicie o treinamento,lembrando que a cada tópico que você abordar,é bom que ele seja lembrado no decorrer do treinamento,isso ajudará a fixar na mente de quem está participando.

 

Em reunião de presidência,eu e minhas conselheiras chegamos a conclusão que para iniciarmos o ano dando aquele "Up" na organização,precisaríamos de um tema bem instigante,que as envolvessem e as motivassem quanto ao serviço e propósitos da sociedade de socorro. E chegamos ao tema do "trabalho das abelhas" um simbolismo usado pela igreja desde o passado.
Usamos o discurso do Élder M.Russell Ballard "Ocupar-se Zelosamente" e adoramos toda a analogia das abelhas. Criamos todo o programa de treinamento em cima deste simbolismo e amamos o resultado.
Iniciei o debate perguntando o que elas entendiam sobre a palavra "organização", que é o ato de organizar algo,mas é também um grupo de pessoas que trabalham com o mesmo objetivo.
Fiz a dinâmica das caixas, em delas coloquei vários trequinhos de forma desordenada e escondi um pirulito. Em outra caixa coloquei alguns objetos de forma organizada também com um pirulito. Sugeri que duas lideres escolhessem uma caixa e lhes pedi que encontrassem o pirulito. 
O ensinamento é que tudo fazemos de forma organizada,facilita nosso trabalho e nossa busca pelo de encontrar nosso objetivo.
Falei que para conseguirmos liderar com propriedade, e com eficiência...precisamos primeiro colocar em ordem a nossa vida pessoal e espiritual, e o nosso lar. Assim cumpriremos o primeiro propósito da sociedade de socorro que é buscar a fé e retidão pessoal.
 Para dar ênfase ao ensinamento,contei a história chamada "ARRUME SUAS GAVETAS"

"História"

Uma vez li alguma coisa a respeito de uma garota que pedia para a sua avó a solução de um problema grave. A avó disse: "suba, arrume suas gavetas e após fazer isso você terá a solução".
Experimentei perguntar para as pessoas mais velhas se realmente existe uma conexão e perguntei certa vez para a minha avó o que tinha a ver a gaveta com os problemas e ela muito sabiamente me falou que a gaveta desarrumada é o espelho da vida, então toda vez que você está com alguma coisa bagunçada, alguma área de sua vida manifesta bagunça. Toda vez que você está com alguma coisa desorganizada, essa desorganização se reflete na sua vida.
Lembre: você é um reflexo de Deus, um reflexo do universo. Você tem um mundo dentro de si. Sua casa é um reflexo de seus estados emocionais. Se você tem dentro de si reflexo do mundo, quando está desorganizado interiormente, manifesta isto exteriormente.
Quando essa manifestação exterior veio antes, você pode reorganizar o seu mundo interno mostrando simbolicamente que está arrumando externamente.
O universo funciona assim: o que está dentro está fora. O que está em cima está embaixo. O que está de um lado está de outro. Então se você lembrar sempre que pode influenciar o interior com o exterior e vice-versa, você tem a chave para a organização total.
No momento em que você limpa a sua gaveta e joga fora aquilo que não presta, está reprogramando simbolicamente o seu interior. É uma das melhores chaves para conseguir serenidade e respostas para problemas muito difíceis. Aproveite e arrume suas gavetas. Com certeza vai ajudar você a encontrar solução para muitos de seus problemas.
REFLEXÃO: "Arrumes suas gavetas" no sentido figurado, não quer dizer que são somente as gavetas. Você tem se livrar de tudo que é negativo, incluindo as pessoas ao seu redor que não contribuem em nada para o melhoramento da sua evolução nesta existência. Sua carteira com dinheiro desarrumado, bolsa bagunçada, o porta-luva do carro cheio de coisas que não fazem o sentido de estar ali, o seu carro sujo e cheio de papeis de propaganda,garrafas plásticas de água mineral vazias jogadas no assoalho do veiculo. Seu local de trabalho virados de pernas para o ar.Tudo faz parte das gavetas da sua vida. —

REUNIÕES DA SOCIEDADE DE SOCORRO

Nesta etapa do treinamento,falei que a sociedade de socorro é estruturada em cima de reuniões,tais como: dominicais,adicionais,presidências,liderança, e reuniões com o bispo.
E através de um slide show,pude apresentar todos os tópicos da reunião. Precisei dar ênfase em assuntos simples e corriqueiros,mas que dentro da organização fazem toda diferença!
Se desejarem o slide show,por favor deixem seu email na postagem do face que terei o maior prazer de enviar,mas não sei se conseguirão abrir no computador de vocês...bom,mas vale a tentativa
(Vejam ele online)

Entregamos na reunião de treinamento, um caderno para ser usado como agenda das reuniões dominicais e adicionais. Fiz um modelo de agenda para dividir o caderno,lembrando que o mesmo deve ficar no armário da soc na capela,para que todos os membros da presidência tenham acesso,caso alguém falte no dia. 



modelo da capa do caderno para baixar e imprimir,é só clicar no link


Agenda dominical



Lembrancinhas





Devido o orçamento ter sido curto, servimos apenas petiscos durante o treinamento e sucos (O calor estava demais). As lideres adoraram,o que nos mostra que é possível fazer algo agradável usando de criatividade.  Tudo levou o layout das abelhinhas,e ficou bem bacana!



Nenhum comentário: